Itabuna – A origem do nome

O nome Itabuna e sua origem

Antes de sua emancipação, Itabuna era conhecida como “Tabocas”, nome que seus moradores não tinham muita simpatia e até torciam o nariz quando tinham que endereçar correspondências. Enquanto os entusiastas pelo desmembramento da antiga vila do município de Ilhéus travavam verdadeira batalhas nesse sentido, um outro nome era motivo de acaloradas discussões para denominar a futura cidade.

Uns queriam “Firmino Alves”, outros “Henrique Alves”, o impasse acirrava os ânimos dessas discussões. Os antigos moradores da vila gostariam também de dar sua parcela de colaboração e, numa demonstração de contumazes gozadores, chegaram a sugerir nomes surgidos do folclore local.

Um deles foi o de “João Culete”, um tipo popular, analfabeto, porém com a facilidade em guardar na memória todos os acontecimentos da localidade e da região. Isto fazia com que as pessoas também o chamassem de “João Sabe Tudo”. Surgiu ainda o nome de “Maria Buna”, uma pobre Lavadeira que vivia constantemente lavando roupas em cima de uma pedra sob o abrigo improvisado que ela mesma fez para fugir do sol.

Como Maria morava em um distrito chamado “Cachoeira de Itabuna” (que na verdade era denominado “ Itaúna”, porém, devido a uma colônia de estrangeiros fundada no século dezoito, que nunca conseguia pronunciar o nome correto e insistentemente chamavam-no de “Cachuêrra du Tabuna” logo assimilado pelos moradores do local) o nome “Itabuna” acabou mesmo prevalecendo.

Mas, ainda no início, sua aceitação foi motivo de divergências, porque os homens ilustres daquela época desejavam substituir “Tabocas” por um nome que tivesse algum significado na língua indígena. No de Itabuna apenas o “Ita” (pedra) tinha esta origem. O “buna” servia como eufonia, mas acabou prevalecendo “Itabuna”, o que levou o tipógrafo Pitágoras de Freitas a lançar imediatamente um jornalzinho com o título “O Itabuna”.

ita100

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s